O Benfica e o Braga mantém há vários anos uma colaboração no mínimo curiosa. A relação entre estes dois clubes vai muito para além do futebol, pois existem vários negócios a ligar empresas de Luís Filipe Vieira e António Salvador.
Neste artigo do Expresso podem ver alguns dos negócios envolvendo os dois presidentes. Até em termos de dívidas a credores Luís Filipe Vieira e António Salvador não são muito diferentes.
A empresa de António Salvador acabou por falir, deixando milhões de dívidas a vários credores. Nada de estranhar quando o amigo próximo tem mais de 600 milhões de dívidas a serem pagas em parte por todos nós.
Os negócios no futebol
Estas amizades tornam-se ainda mais surpreendentes quando ao longo dos anos o Benfica tem estado a oferecer jogadores ao Braga.
O SC Braga só gastou dinheiro uma única vez com um jogador do Benfica, o Djavan. Surpreendentemente a única compra dos minhotos está envolta em polémica.
Caso Djavan
O Djavan já foi mencionado no caso dos e-mails, por Francisco J. Marques, no Universo Porto da Bancada.
Segundo o diretor de comunicação do F.C. Porto o Benfica tinha contratado o Djavan ao clube brasileiro Santa Rita sendo que um mês depois foi vendido ao SC Braga por um milhão de euros, sem haver nenhuma transferência registada.
O Sporting de Braga reagiu às acusações de Francisco J. Marques.
O Sporting de Braga afirma que foram acordadas quatro transferências parcelares de 250 mil euros para o pagamento de Djavan.
A confirmação do esquema através dos e-mails
Através dos e-mails revelados pelo Mercado de Benfica, percebe-se que o clube encarnado simplesmente serviu de intermediário na transferência, ajudando o Braga a pagar em quatro prestações o passe de Djavan.
Em anexo encontrava-se o contrato celebrado entre o Benfica e o clube brasileiro Santa Rita, celebrado no dia 6 de junho de 2014. Paulo Gonçalves e o contrato demonstram que o Benfica tinha pago 1 milhão de euros pelo Djavan, ou seja, o mesmo valor que pagou o Braga, em quatro parcelas, ao Benfica.
(E-mails disponibilizados pelo user PV3 do Portal dos Dragões)
O Presidente do Sporting de Braga, António Salvador, também pediu o contrato que o Benfica tinha celebrado com o jogador. Não há dúvidas que este negócio foi anormal para competidores diretos. O Benfica tem sido ao longo dos anos um dos abonos de família do clube minhoto.
Quais as vantagens de tais negócios?
Ficam aqui dois exemplos das vantagens da promiscuidade entre os dirigentes do Benfica e do Sporting de Braga.
Instrução E-toupeira
Ainda hoje o Benfica requeriu a abertura da instrução no caso E-toupeira por alegar desconhecimento das práticas de Paulo Gonçalves. Já todos sabíamos que esta ia ser a tática utilizada pelo clube encarnado. No entanto, qualquer pessoa sabe que Luís Filipe Vieira tinha completo conhecimento das práticas do ex-assessor jurídico do clube, como se verifica ao longo de todos os e-mails que foram revelados até hoje.
O Benfica listou 17 testemunhas nesta instrução.
António Salvador não podia deixar de ser testemunha para defender o clube amigo. Nos próximos dias será feito um artigo para analisar as outras testemunhas do clube encarnado.
O G15
O G15 foi um grupo criado pelos clubes da primeira Liga, fora dos três grandes, e que tem como porta-voz o presidente do SC Braga, António Salvador. Desde os primeiros encontros deste grupo António Salvador decidiu lançar farpas ao Sporting e ao Porto, e elogiar o Benfica.
Na data destas declarações já se conheciam grande parte dos crimes cometidos pelo Benfica, desvirtuando as competições nacionais e, mesmo assim, António Salvador conseguiu elogiar o clube em questão, criticando os outros rivais.
Como é que alguém pode repudiar uma amizade tão pura como esta?
O caso dos e-mails num só livro, totalmente gratuito
Fica a par de todas as notícias seguindo O Polvo nas redes sociais: Facebook / Twitter