Segundo o Correio da Manhã, a PJ confirma que o autor do e-mail enviado a Luís Filipe Vieira, sobre os jornalistas, é o Carlos Janela.
Mesmo assim, o Carlos Janela, citado pelo CM, diz que “continuo a afirmar que tal documento não é de minha autoria. Respeitando essas instituição [PJ], afirmo que está completamente enganada”. Mais uma mentira do Carlos Janela, que não tem qualquer tipo de vergonha na cara. Certamente não quer dizer que é verdade porque pode ser punido com pena de prisão até três anos (ou 5 anos se forem jornalistas da RTP) ou pena de multa. Segundo um especialista, citado pelo Correio da Manhã, “o crime consuma-se mediante a simples promessa ou pedido”. Isso significa que, mesmo se os jornalistas não aceitaram o convite para o Blog, o Carlos Janela será punido. Portanto ficamos aqui à espera da condenação do Carlos Janela.
Sobre os jornalistas visados no e-mail, estes, se aceitaram o pedido feito por Carlos Janela, incorrem num crime de corrupção passiva que pode dar uma pena de prisão entre 5 e 8 anos, 8 anos se forem jornalistas do grupo da RTP.
As queixinhas dos membros do Polvo
Há meses que vemos na televisão as ameaças, feitas pelos cartilheiros e membros do polvo, dizendo que vão instaurar processos. Carlos Janela não foge à regra e vai, segundo o Correio da Manhã, avançar com uma queixa por falsificação de documentos. Hoje é dia 1 de Abril? Ao ver isto, parece.
Fonte: Correio da Manhã