Ontem, foi revelado pelo Correio da Manhã a investigação que está a ser levada a cabo pela PJ sobre o aliciamento de jogadores do Rio Ave, para perderem contra o Benfica.
O Benfica reagiu em comunicado no seu site oficial:
1) o Sport Lisboa e Benfica desconhece totalmente a existência deste processo;
2) nega qualquer envolvimento do clube nesta situação e garante que todos os responsáveis pela promoção e divulgação desta calúnia serão responsabilizados criminalmente;
3) basta uma investigação mais cuidada para se provar a falsidade desta denúncia tendo em conta que, dos quatro jogadores invocados, um encontrava-se em Espanha, outro não foi convocado (estava castigado por acumulação de cartões amarelos) e os outros dois foram curiosamente apontados pela generalidade da crítica como dos melhores em campo por parte do Rio Ave;
4) esta notícia insere-se numa vasta campanha que foi montada de forma a levantar suspeitas, denegrir a imagem do Sport Lisboa e Benfica e o mérito das suas vitórias desportivas, de uma forma até um pouco tosca, em que os próprios factos e envolvidos são criados mesmo que nem estivessem a jogar nos clubes adversários e essas histórias antecipadas nas redes sociais associadas a clubes rivais, provando a origem destas denúncias anónimas;
5) o Sport Lisboa e Benfica espera que as autoridades e a justiça desenvolvam o seu trabalho para o rápido e cabal esclarecimento de mais esta manipulação;
6) podem estar certos que, uma a uma, todas estas situações terão uma forte resposta por parte do Sport Lisboa e Benfica, que irá até às últimas consequências para desmontar toda esta campanha de cabalas e responsabilizar os seus autores.
Sobre os diversos pontos os seguintes comentários:
1) Nem todas as investigações são feitas à luz do dia.
2) Responsabilizados criminalmente da mesma forma dos que descarregaram os e-mails? Justiça feita pelas próprias mãos do Benfica? Se for assim, podem já tirar o cavalinho da chuva.
3) Sim, realmente a notícia do Correio da Manhã pecou pelo facto do Nadjack não fazer parte do plantel do Rio Ave, na altura dos factos. No entanto, o Roderick Miranda podia ter sido aliciado semanas antes de ter sido suspenso por acumulação de amarelos. Portanto, a teoria do Benfica nesse ponto cai por terra. E não é pelo Cássio e o Marcelo terem feito uma exibição conseguida que não podiam ter facilitado em alguns lances. E só o facto de tentar aliciar os jogadores já é crime. Mais uma teoria que caí por terra.
4) Desculpem? Denegrir a imagem do Sport Lisboa e Benfica? Um pouco tosca? Até o advogado do Benfica disse que algumas trocas de e-mails podiam ser consideradas tráfico de influência.
5) Já cansa sempre a mesma conversa da celeridade.
6) Reler o ponto 2).
O Benfica parece uma barata tonta. E se dúvidas houvessem, Francisco J. Marques confirmou indiretamente que esta situação era verdadeira.
O melhor estava para vir…
— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) 29 de dezembro de 2017