Rui Pedro Brás nasceu em Lisboa, a 4 de Abril de 1978. É atualmente comentador desportivo pseudo-isento da TVI.
Rui Pedro Brás é Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa, e fez um MBA em Gestão e Administração de Empresas Desportivas da Cruyff University of Barcelona. O pseudo-isento já exerceu funções no Benfica como Secretário Técnico do Futsal durante dois anos. A sua ligação ao Benfica estende-se também através da Al Jazeera Sports onde coordenou o projeto Especial Benfica Campeão 2004/2005. Entre as incursões no jornalismo desportivo, destaque para a colaboração com a Al Jazeera Sports durante o Euro’2004.
A carreira como escritor
Incrivelmente, o Rui Pedro Brás publicou vários livros, sendo que o primeiro livro publicado tem o nome: o Ninho da Águia. A sínopse desse livro, retirado da Bertrand, é a seguinte:
O Ninho da Águia : Aqui Renasceu a Mística do Benfica
Através da prosa observadora de Rui Pedro Brás e da objectiva artística de Pedro Monteiro, O Ninho da Águia é um convinte irrecusável para uma viagem única e inesquecível. Ao longo destas páginas, os autores mostram-lhe o novo Estádio da Luz como nunca o viu antes, revelando-lhe todos os seus segredos e chamando a sua atenção para pormenores de rara beleza.
Será por isso que o Rui assina o seu nome com Rui Pedro Braz? Será para não fazer ligação com todo o seu passado benfiquista ferrenho?
Nas redes sociais, Rui Pedro Brás (ou Braz) também demonstrou o seu benfiquismo, demonstrando não ser de todo um comentador isento.
Depois do que foi revelado pela revista Sábado, Rui Pedro Braz veio defender o Benfica, dando a entender ser totalmente normal ter recebido o depoimento dos árbitros antes de Luís Filipe Vieira ser ouvido no caso dos Vouchers.
Rui Pedro Braz sempre teve posições a favor do Benfica, demonstrando que não existe isenção nas suas palavras, tal como pode ser visto neste artigo do Artista do Dia.
O Polvo Encarnado
Rui Pedro Brás é referido no livro O Polvo Encarnado como cartilheiro ao serviço do Benfica, No livro Rui Pedro Brás encontra-se na categoria: Jornalistas e comentadores pseudo-isentos que, não recebendo a cartilha propriamente dita, recebem notas soltas emitidas pelo clube regularmente.